História de Sucesso!
Não é exagero dizer que toda empresa bem sucedida tem em sua história ingredientes como oportunidade, trabalho e perseverança. Algumas mudam de ramo, outras mudam de produto. A Samsung vendia peixe seco, a Colgate fabricava velas, a Yamaha instrumentos musicais.
A Frut Center começou vendendo pasteis e sucos em parceria com sua então cunhada Eliane Quinan. E se chamava Pastel & Pizza.
Em 1982, um jovem funcionário do BEG (Banco do Estado de Goiás) em São Paulo, sonhava morar em uma cidade mais tranqüila. Entre visitas a trabalho e passeio, Marcelo Campanhã se apaixonou por Goiânia, e como se diz por lá, mudou-se “ de mala e cuia” para capital de Goiás em 1990. Logo, a vontade de empreender falou mais alto que o serviço burocrático do banco e uma pequena lanchonete- a Pastel & Pizza - foi aberta na rua 4, no Centro, uma rua de comércio forte que acolheu turcos, árabes e libaneses ainda na fundação da cidade. A “rua dos Turcos” ganhava um garoto paulista cheio de sonhos e bom de negócio como os ‘brimos”.
Os negócios iam bem, os pastéis de guariroba, carne e queijo faziam sucesso, eram mais de 200 por dia, e o suco de laranja tirado na hora, imperdível. Mas sobrava laranja. Por um preço melhor, Marcelo comprava a mais e logo viu que vender o excedente aos vizinhos do ramo não era mau negócio. No começo vendia a laranja, depois guariroba, abacaxi, coco e ponkan.
Vendia e entregava frutas no Centro nos concorrentes lanchonetes, restaurante e etc. Um cliente, numa dessas tardes compridas e quentes, pediu pra falar com o proprietário. “Sou vendedor e tenho uma novidade boa para seu comércio, acerola e Cupuaçu”. Vinha congelado, em saquinhos plásticos de 500 gr. “Vai ser um sucesso, aqui em Goiânia é cheio de nortista, todo mundo vai querer” disse o vendedor. Não custa experimentar, a gente põe uma faixa anunciando, vai dar certo.
Lidiana não pensou duas vezes e o namoro começou romântico como tinha de ser, mas com trabalho, respeito e responsabilidade desde o início.
Com polpas de frutas para entregar, uma bicicleta cargueira foi adquirida, mas já não era suficiente. Marcelo começou a adquirir produtos da Brasfrut, a gigante baiana de Feira de Santana. Os pedidos não paravam de chegar e já era a hora de crescer.
Ali na rua dos Turcos, não dava mais pra ficar, não tinha espaço, e o comércio de polpas, uma novidade no mercado, era mais promissor que os deliciosos pastéis. Pra variar, o país vivia uma crise financeira, em 1991, mas o meu sogro Paulo Marcelino possibilitou a construção de uma câmara fria para 40 toneladas em um terreno no setor Santa Genoveva. E ainda sobraria “uma verba” para o primeiro veículo com 4 rodas, uma pick-up Fiat 76, que aguentou firme.
Faltava agora escolher um nome para a empresa pioneira em venda de polpa de frutas em Goiás. Daquele jovem que vendia “frutas no Centro” veio a idéia: Frut Center. Com a estrutura montada, a hora era de formar e ampliar a clientela na grande Goiânia. Eram tempos difíceis. A Frut Center começou a oferecer seus produtos no interior goiano, Marcelo Campanhã era o próprio vendedor e único:
- Quer comprar polpa de fruta?
- Poupar o quê? Sei o que é isso não...
Primeiro cliente fora de Goiânia, Caldas Novas, depois Itumbiara, Anápolis e assim foi.
Dos pequenos lucros no início, tudo era reinvestido na estrutura e na qualificação de funcionários.
A Frut Center atende 130 municípios goianos, com 70 funcionários registrados e uma frota de 27 veículos frigoríficos. A capacidade de armazenamento saltou para 350 toneladas, suficiente para atender a carteira atualizada de mil e quinhentos clientes.
Em 2006 a empresa diversificou seu catálogo e, além das polpas, passou a distribuir a linha de vegetais congelados, saches, etc.
Pioneira em Goiás, a Frut Center detém a maior fatia do mercado de polpas e congelados em Goiás, com uma rede distribuidora que roda 52 mil Km por mês. Uma volta e meia ao redor do planeta Terra.
Como você percebeu , cada história é única em seus detalhes, mas a receita do sucesso tem sempre os mesmos ingredientes. A história da Frut Center ainda contou com dois ingredientes a mais, duas paixões, Goiânia e a Lidiana, sem as quais nada disso teria acontecido!
Marcelo Campanhã diz,
“Eu sempre penso em fazer que o cliente ganhe dinheiro com nossos produtos e serviços. Tem que ser bom primeiro pro nosso cliente, sempre pensamos assim. Não é somente vender...Eu participo de feiras,congressos e sempre trago novidades, soluções, idéias de vanguarda na área gourmet e alimentícia para bares, restaurantes, supermercados e refeitórios”.


